sexta-feira, 22 de julho de 2016

FIQ Jovem 2016 - Aula 5 (layout)

Nenhum comentário
Hallo!

Nessa semana eu peguei uma gripe que me pregou no chão, daí mal consegui fazer o meu trabalho nessa última semana. To cheia de coisa pra atualizar, mas já parei de prometer aqui ahuhauhau!
Eu.
Enfim, a aula do dia 9 de Junho (5a aula) foi uma das melhores até então! Nós conversamos sobre layout e sobre um milhão de coisas a respeito do mercado gráfico brasileiro.

Claro que eu não lembro de tudo (o que você esperava de mim?), mas anotei algumas coisas e vou colocar tudo aqui (até para referência futura).

A primeira, e mais importante delas, é que realmente teremos uma edição (coletânea) publicada no final do ano! Yes!

As medidas dessa publicação serão:
Capa
546 x 270mm > Isso é a medida da capa aberta. São 27cm de altura e 54,6 de largura (inclui a capa e a contracapa). Algo assim:

Couchè Fosco - 300mg > Couchè é aquele papel que a gente geralmente lembra porque brilha e é lisinho, tipo de foto. Para a capa, porém, foi escolhida uma versão fosca mais rígida. Sabe aqueles livros gostosinhos de passar a mão na capa? Então! Essa coisa se chama acabamento, e tem alguma coisa a ver com veludo no nome pra ficar daquele jeito. A publicação terá disso! yay! (existem outros acabamentos, tipo laminado localizado, como o livro de Harry Potter que brilha nas letras)

4x1 cores > Isso é sobre a quantidade de cores na frente x verso. O verso é a parte interna do livro, e deve ter uma cor, enquanto na capa teremos 4 (C-M-Y-K).

C/ orelhas (7cm cada) > Orelha é a dobrinha pra dentro do livro com as informações dos autores. Isso mesmo, teremos isso também \o/

Miolo
80 páginas > Cada aluno terá 4 páginas para seu quadrinho!
200 x 270mm
Pólen Bold, 90mg > Pólen é o papel amarelinho que vem em livros de fantasia. O 90 é a gramatura dele. Para ter uma noção, o papel a4 ofício que a gente usa no dia a dia, tem uma média de 75mg. Quanto maior a gramatura, mais rígido será o papel.

Depois da apresentação de modelos e estilos de quadrinhos diferentes em impressões variadas, conversamos sobre sobre CMYK x RGB no computador e impressão, e o livro "Produção Gráfica para Designers" de André Villas Boas nos foi recomendado.

 

 Daí descobrimos também sobre o layout que usaremos para o nosso quadrinho, e questões como sangria, margem, onde as coisas são impressas etc.

Folha de exemplo com a área de trabalho.
 A aula seguinte será uma introdução à produção de layouts. Já contei que uma vez fiz quatro páginas inteiras coloridas e depois tive de jogar tudo fora e refazer em dois dias né? Tudo por conta de layout. 

Argh!

Nenhum comentário :

Postar um comentário