domingo, 12 de junho de 2016

FIQ Jovem 2016 - Aula 1 (Introdução e tirinhas)

2 comentários

Ei gente! \o/
Estou sumidaça, com uns 891239 posts sobre a viagem para postar, eu sei!
Mas, como esse blog é uma terra sem lei, vou postar sobre o #FIQJovem que começou nesse final de semana! :)



O curso de formação de quadrinistas, com duração de 8 meses, é um curso super prático e completamente avesso às oficinas que tenho feito nos últimos meses (O curso do CCBB dessa semana que o diga!). Já na primeira aula produzi CINCO quadrinhos! Não quatro ou três. CINCO. Isso é bem mais do que fiz nos dois últimos meses! D:


Nessa primeira aula discutimos a respeito de premissas de histórias e revestimento simbólico (tudo aquilo que é acessório na construção de uma narrativa - cenário, época, condições sociais etc.).

O primeiro exercício partiu da listagem de algumas palavras que fossem realmente importantes para nossas vidas. Alguns alunos selecionados escolheram:

  • Sabedoria
  • Família
  • Bondade
  • Amizade
  • Empatia
  • Força
  • Respeito
  • Dinheiro
  • Música
  • Liberdade

Daí tivemos de escolher duas palavras e usá-las como nossas premissas para um quadrinho que precisava ser feito em 1 hora! <O> Não só isso, tínhamos de fazer algo avesso ao que estamos acostumados a fazer. No meu caso, eu prefiro tirinhas, então sobrou para mim fazer uma página inteira.

Ainda bem que alguém falou "dinheiro" se não eu realmente não saberia o que contar, auhahuah!


Fiz bem rapidão, escolhendo dinheiro e liberdade. Apesar de rabiscar rápido, eu levo um bom tempo para "polir" o desenho, e é nesse ponto que eu geralmente costumo desistir, hehe.

Daí passamos para a segunda parte da aula, quando iríamos analisar obras diversas e extrair suas premissas.

A primeira obra analisada foi Romeu e Julieta. As premissas são aquelas coisas centrais da obra, como o objetivo da narrativa, como o que você pode responder quando alguém pergunta: "Essa história é sobre o quê?". Penso que a premissa seja, antes de tudo, um ponto de partida sobre o qual construímos a narrativa e, no caso de Romeu e Julieta, a premissa era o conflito tolo entre famílias rivais. Não o amor, como costumamos acreditar, já que esse é acessório de reforço da tolice do conflito, e não o início, nem o fim da história.

Daí deram-nos outras 5 histórias para delas retirarmos suas premissas. São elas:

  1. Homem Aranha: Poder x Responsabilidade
  2. Star Wars: A relação dos dois lados da força
  3. Turma da Mônica: Amizade apesar das diferenças
  4. Breaking Bad: Orgulho e ego
  5. X-Men: Preconceito Social

Daí teríamos de fazer outras 5 tirinhas / quadrinhos sobre cada um desses conceitos. Dá para ver o rascunho delas na foto lá de cima, e a única que me agarrou foi "os dois lados da força, bem x mal". Pensei bastante, mas tudo ficava muito na relação de Poder e Responsabilidade ou Orgulho e Ego... talvez o mal esteja aí, no desequilíbrio causado pelo poder, ou na doença agravada pelo orgulho. Quem saberá dizer?

Enfim, só finalizei uma pelo PC, na relação Poder e Responsabilidade:



Agora é pensar em um tema para o Bem x Mal! Sinto que levarei a semana inteira nisso ahuahuhau
Até mais <3

2 comentários :

  1. Um tema tão prático, e nenhum curso abordava de forma prática? Que bom que agora encontrou um de verdade hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Falta isso na minha vida :( uhauhuha

      Excluir