domingo, 26 de junho de 2016

FIQ Jovem 2016 - Aula 3 (gêneros e quadrinhos)

Nenhum comentário

 

Alou, cá estou eu com mais sobre as aulas que estou tendo do FIQ Jovem esse ano.

Semana passada recebemos um dever de casa de separar quadrinhos e premissas e ilustrar cada um deles (cinco) de modo a mostrar um tanto sobre o estilo visual pretendido para cada um.

Vou postar os que levei pra aula aqui e depois explico sobre o conteúdo do dia e sobre as dicas que recebi (e o que estou fazendo para levá-las a cabo). Aproveito para upar os sketches e comentar sobre o processo.

Premissa 1

Versão final
Para esse quadrinho eu queria uma coisa bem explosiva, com o perdão do trocadilho. Queria sair da minha zona de conforto das cores (pastel) e tentar algo mais vibrante e chamativo. Como você pode ver, eu não consegui me livrar, com sucesso, dos tons pastéis, e fiquei bem longe da estética POP que eu tinha em mente no início.

Nesse eu fiz o sketch já no Paint Tool Sai, arrumei o traço em uma camada superior usando o brush básico e colori também usando do brush, sem textura nem nada.

Achei o resultado 1 muito lavado, e daí tentei  engordar um pouco a personagem e fazer algo diferente do que faço nos meus desenhos (mas um pouco diferente, já que fiquei com medo de sair tanto do que eu faço hauhuahua). Fiz um traçado extra ao longo de algumas linhas, na vã tentativa de "sujar" o traço.

Infelizmente minha obsessão com linhas limpas me fez não ousar tanto nessa alternativa, mas já foi algo que eu consegui experimentar, de levinho, hahahaha.

Premissa 2






Nessa segunda versão eu optei por algo vetorizado. Quis desmanchar as linhas e escolher duas paletas para os personagens, que seriam as únicas usadas ao longo de todo o quadrinho. A ideia era deixar tudo do diabo vermelho, e tudo da menina no creme pastel.

A textura por cima foi para deixar o ambiente mais muerto e suprir minha defasagem em fazer backgrounds, haha!

Premissa 3





Esse foi o que achei mais legal fazer, mas que achei o mais feio de todos huahuahau!

Pastei muito para conseguir decidir as cores, já que nada combinava com o amarelo do cabelo e a pele mais ou menos amarelada. Tentei vermelho, roxo, azul, verde... mas nada ficava bom na cauda dele. Até que saquei o verde-água sem querer e ficou assim mesmo.

Mas daí na hora de fazer o cenário eu me derreti em preguiça e parei no meio do caminho.


De todos os personagens, esse e o Diabo são meus favoritos, mas não consegui ficar satisfeita com nenhum dos dois. Queria um diabo mais bishounen, com umas caras de bishounen de BeruBara, mas ainda ta meio longe do que consigo fazer. Vamos vendo.

(Refiz o sereio à mão e gostei bem mais)

Premissa 4



 



Eu queria pintar para essa versão. Dá para ver ali no meio a falha tentativa, mas acabou que quando chegou na cauda eu desisti e daí colori tudo normal mesmo, com duas sombras, sem pintar. Também foi traçada com pressa por cima do feito à mão.

Pro fundo também fiquei sem ideia, e aí peguei uma imagem de VN e coloquei ruído (tem ruído na personagem também) pra ficar meio recorte de revista.

Premissa 5

Esse foi mais rápido que os outros. Eu estava com pressa para terminar a tempo, então desenhei o personagem à mão antes e fotografei, para só então fazer o tracejado e finalizar com um colorido basicão.

O fundo e o copo são fotografias de banco de imagem, e a fumaça é pintura com milkyday Brush.

Antes de terminar esse desenho eu fiz alguns outros sketches no caderno em poses diferentes, mas essa era a mais prática de terminar antes de sexta-feira (data limite!).

Enfim, a aula de hoje...

A aula focou na questão de gênero nos quadrinhos. Vou colocando cada gênero mencionado e os quadrinhos dados de exemplo para buscarmos como referencial. Não estou com tempo para postar a explicação de um por um ahuhuaha!

Drama
 

Retalhos e Habibi- Craig Thompson
Estranhos no paraíso - Terry Moore

 
O Escultor - Scott McCloud
Vida Louca - Jaime Martin

Humor
Ryotiras - Ricardo Tokumoto
Níquel Nausea - Fernando Gonsales

Épica / Fantasia
Conan - Robert Howard
Holy Avenger - Erica Awano

Ficção Científica
 

Ronin - Frank Miller
Ghost in the Shell - Masamune Shirow

Terror
Uzumaki - Junji Ito
Dora - Bianca Pinheiro

Romance
Karekano - Masami Tsuda
Nana - Ai Yazawa

Suspense
100 Balas - Brian Azzarello e Eduard Risso

Sobre os conselhos da vez e o que estou fazendo para segui-los

Enfim, depois das referências eu recebi dois feedbacks para trabalhar em meus quadrinhos. O primeiro deles diz respeito ao meu traço e à falta de personalidade dele. O segundo diz respeito à mutação do desenho como rascunho para a finalização, identificando esse processo, primariamente, como responsável da perda da alma da ilustração.

Uma sugestão que recebi foi de pegar e experimentar estilos variados que distanciem do mangá. Daí eu abri meu amado Pinterest, fui nas pastas de referência de character design e separei umas 50 ilustrações diferentes e em traços e estilos variados que eu gosto e acho que consigo reproduzir.

Vou tentar desenhar o mesmo personagem nesses estilos todos e depois entender o que posso extrair dessas ilustrações e incorporar no meu traço, tentando dar um pouco mais de vida e eliminando a homogeneização das personagens.

A outra coisa que farei é experimentar outras maneiras de finalização e conversão do desenho rascunho para o desenho final, começando agora mesmo com um quadrinho que desenhei.

Claro que vai demorar ainda pra eu ter um resultado definitivo, mas, se isso ajudar, estou disposta a repetir até que esteja realmente satisfeita.

Vamos lá e até semana que vem <3

Nenhum comentário :

Postar um comentário