segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Alcançando o Off-white: Tingindo com Chá e Café

8 comentários
Chá é uma bebida milagrosa. Acalma, cura dores de estômago, melhora sintomas da depressão e... serve para tingir rendas!

Yes!

Hoje eu estou terminando mais uma blusa para lolita e acabei me decepcionando com a combinação de rendas que eu tinha aqui em casa. Todas as compradas eram completamente brancas, contrastando demais com o tecido off-white (branco encardido, no meu dicionário). Daí cacei qualquer tintura por aqui e infelizmente eu tinha de tudo, de preto a vermelho bordô, mas nada de creme ou amarelo :(

Em cima, a renda normal. Debaixo dela, a tingida. 

E daí veio a ideia: Tingir com chá e café (que é um tipo de chá, convenhamos).Vou explicar aqui agora como tingir com isso e como conseguir esse resultado da imagem acima:

Você vai precisar:
- 1 metro de renda ou tecido. Dê preferência para 100% algodão.
- 500ml de água
- Um recipiente que possa ir ao fogo
- Dois saquinhos de chá de camomila ou laranja (vai na sua preferência)
OU
- 200ml de café coado (sem açúcar!)

Separe sua renda ou tecido e pense sempre nessa proporção. A água precisa cobrir o material, e não pode ficar rala de tal modo que a tinta não pegue na hora de tingir. Tentei equilibrar sua mistura e faça testes antes de jogar na panela seu material final :)


Deixe a água com o chá ou café ferver e coloque a sua renda. O tempo que você deixar ali dentro influencia fortemente no resultado final, então marque bem os segundos e minutos para conseguir resultados homogêneos.

E por que 100% algodão? Isso porque dependendo da quantidade de elastano o tecido pode acabar enrugando na hora que jogar na água fervente. O Algodão é 100% seguro nesse caso :B hehe

Aqui vão alguns resultados que consegui:


Comparando com o tecido que eu tinha, a imersão em café fervente por 30s trouxe o melhor resultado, e mesmo depois de lavado a cor se manteve naquele off-white que você pôde ver no início do post. O chá de laranja que usei era de uma marca bem específica que usa corante na composição do chá, por isso o tom avermelhado se comparado com o original.

E apesar de parecer pouco provável,garanto que o cheiro não fica no tecido. Assim que terminei de tingir, a renda ficou ainda com um cheirinho de café, mas depois de secar sob o Sol por alguns minutos o cheiro simplesmente desapareceu \o/ 

E é isso!
Dúvidas? Só perguntar :D

8 comentários :

  1. Laurinha,mas isso dura quanto tempo?
    Diariodelolivlet.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Lolivlet! Dura pra sempre! Hahaha, depois que terminar, se você lavar, tira um pouco da tintura. Mas só isso. Você pode usar fixador de tintura também para deixar mais resistente :)

      Excluir
  2. Oi Laura, vc sabe se o tingimento com chá ou café fica bom tecido de seda pura?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desculpe a demora D:
      A seda é 100% natural? Se sim, pega sim! Se foz sintética, eu recomendo usar tingimento próprio para esse tipo de material, para garantir que ele não vai sair com o tempo e lavagem...

      Excluir
  3. Bom dia, gostaria de saber de esse tingimento pega em sapatos de noiva acetinado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o café é possível que pegue sim, mas com o chá o resultado não será tão bom. Recomendo, porém, que o tecido seja de algodão, não sintético como o cetim.

      Excluir