segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Primeiro dia de CAJ 2015

3 comentários
Estou pulando duas outras postagens que tinha planejado a respeito de: 1.Organização e transporte da mala e 2.Primeiras impressões de São Paulo, mas é por um bom motivo. Hoje foi o primeiro dia do Curso Abril de Jornalismo (#CAJ) e novidades não faltam!


O encontro estava marcado para as 9h na Editora Abril. Assim que chegamos fomos recebidos com uma mesa de café da manhã (tinha pão de queijo!) e tivemos uma hora de socialização. (juro que me esforcei dessa vez, como prometido nas metas para 2015).

Às 10h fomos para o auditório e foi passado um documentário (de 1h) a respeito de Victor Civita, o fundador do Grupo Abril e que tem uma baita história de vida. O documentário deu espaço para um dos responsáveis pelo curso Abril se apresentar e logo cedeu espaço para que nós nos apresentássemos. (Não preciso nem dizer que minha mente deu branco e que não lembro de nada que disse...)



Logo então fomos, enfim, apresentados para a redação em que trabalharemos. O salão é enorme, com computadores e mesas para cada um. Ganhamos também uma mochila e blusas gracinhas com vários materiais do curso e matérias para lermos. Tem uma área com revistas da Abril e banquinhos almofadados para se sentar.





Em seguida fomos enviados para o almoço. Fiquei surpresa com o tamanho do prédio (foi a primeira oportunidade de dar uma volta pelo local) e a quantidade de área aberta com verde e espaços para se sentar! Nós, do curso Abril, recebemos vale-refeição (2 por dia) e crachás com as fotos que enviamos no começo do projeto que servem para a validação da refeição.


Em seguida tivemos um contato breve com ex-cajianos (pessoal que já fez o CAJ) e fomos apresentados a alguns editores de revistas da Abril.

 

Fomos desafiados a sugerir alguns temas para nosso primeiro projeto: Uma revista (em formato impresso e digital) de produção inteiramente nossa. O primeiro exercício era sugerir esses temas para que, em seguida, pensássemos pautas que seriam avaliadas para análise da viabilidade do tema. Daí fomos divididos em 6 grupos (fiquei no 6°!) e com a responsabilidade de enviar, até o final da semana, essas pautas prontas para um responsável pelo grupo.

 


Às 19h começou, de fato, o Curso Abril, com a aula  inaugural de Thomaz Souto Corrêa e sua palestra a respeito das 10 obviedades que devemos reparar no fazer jornalístico:


1. Quem manda é o Leitor
2. O preço da qualidade é a busca permanente
3. Revista bonita vende mais que revista feia
4. Tipo tem que ser legível
5. Capa existe para vender revista
6. Cuidado com pesquisas: Quem persegue não lidera
7. Arrisque: Quem não ousa fica para trás, quem não arrisca não lidera.
8. Revista boa é a que compram mais
9. Nada substitui o talento, mas a técnica é imprescindível
10. Nós somos contadores de histórias

E por fim teve uma festa de recepção patrocinada pela Heineken. Quem me conhece sabe que 21h já estou acabada, então nada de festa pra mim. Voltei pro hostel e vim me preparar para o próximo dia <3 (espero dormir mais de 4 horas essa noite.)

3 comentários :