sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Fim da primeira semana! #CAJ

Um comentário
Nessa primeira semana optei por aglutinar os três últimos dias, para não ficar floodando aqui. Hahaha :P

com ibagens ;D



Quarta-feira prometia!  Logo cedinho tivemos a tão-aguardada-palestra de Redes Sociais. O pessoal que faz vídeo (não é o meu caso) teve um Workshop antes, mas não participei :P Inclusive, essa coisa do Workshop x Palestra é bastante destoante. Pensei que fôssemos ter Workshops, desses em que a pessoa trabalha, coloca em prática conceitos e etc, mas a verdade é que, o que chamam de Workshop aqui é no formato de Palestra, em que uma pessoa vem, fala fala fala na frente, responde perguntas e dá tchau. :( Uma pena isso!


Cleber, o palestrante, já chegou bem animado e distribuiu brindes (!!) para os estudantes mais participativos. Em resumo, ele nos apresentou uma lista:

1. Entenda a funcionalidade de todas as redes Sociais;
2.Crie uma estratégia;
3.O Designer é seu melhor amigo;
4. Não entregue tudo;
5. Social Media: Sua fonte inesgotável de pautas.
6. Seja humorado nas redes sociais;
7. Mas não seja babaca;
8. O que ofende quase ninguém? Emoticon!
9. Nas redes sociais, responda mesmo as pessoas que escrevem em CAIXA ALTA;
10. Não seja uma máquina
11. Veja BBB, Novela e jogue Pokémon;



:) O Cleber é uma gracinha! Super bem humorado e foi, de longe, a melhor palestra até agora (Sexta-feira). A apresentação foi cheia de gifs animados e coisas coloridas!


15h30 começou o Curso de Edição. Nós recebemos alguns panfletos  e cadernos com as informações que o palestrante daria. Bem, ele reproduziu o panfleto nos slides e leu para o pessoal. Logo em seguida abriu espaço para as perguntas. Essa foi a primeira parte, de duas, de palestras sobre edição, de modo geral, e que precisaremos para o trabalho que nos foi proposto: de criar uma revista (sim, isso mesmo.)



Estava até ansiosa para esse Curso, já que fazer revistas é algo que faço desde o ensino fundamental! Poder aprimorar e fazer melhores seria super interessante, mas a palestra deu mais foco em questões de fundamentação da revista, como missão, valores, identidade etc e tal. Talvez na próxima eu veja mais sobre a questão gráfica :)

**
 
Para o Workshop de Texto, lemos alguns perfis de antemão. Em suma, o palestrante disse:
a) Um bom perfil tem de ser claro e organizado
b) Cuidar da Hierarquização da informação
c) Para fazer um bom perfil o jornalista precisa de lábia. Isso por precisar fazer o entrevistado se esquecer de todo o seu media training durante a entrevista (boa sorte nisso!).

O Workshop acabou bem tarde, e já no final eu não conseguia nem lembrar do meu nome mais :( Ainda bem que anoto as coisas. Hahaha

Cheguei exausta na Quinta. Ainda enfrentando o problema dos gringos muito bem educados que estão morando no mesmo Hostel que eu, mal consegui pregar os olhos à noite. Foi Rap de 11h da noite às 3h da manhã... Aí já viu né. A madame aqui ficou de pé esperando o sono vencer o duelo de MCs que estavam fazendo em seus quartos.

Bem, logo cedo tivemos palestra com José Roberto Guzzo a respeito do Texto jornalístico. Ele ressaltou, com ênfase, mesmo, de verdade, sobre a necessidade do texto ser "simples e claro". Que a grande diferença entre um bom e um mau jornalista está nessa capacidade de se escrever com simplicidade. (Encontrei então o meu problema 8D )




Vou assinalar os pontos mais importantes:
a) Curiosidade é fundamental
b) Sempre procurar uma boa história
c) Descomplicar
d) O melhor texto é aquele mais parecido com sua maneira de falar
e) Evitar o excesso de declarações
d) Evitar palavras em inglês

E um exercício de melhora de texto que ele recomendou foi: Pegar um texto que você goste muito e... sim, copiar. Isso mesmo. Ler e copiar. Observar as estruturas usadas e produzir um no mesmo estilo. So easy! Wow! Very Awesome, much easy!


15h30 começou a segunda parte do Curso de Edição.Dessa vez ele falou sobre alocação de títulos, tipografia e encaixe de fotografias nas páginas. Achei engraçado comparar a palestra com a revista Capricho que eu tinha em mãos, que parecia transgredir todas as "regrinhas" apresentadas.



Desde o texto sem justificar até o título sobre imagem usando tipografia loucona.  Acho que serve para entendermos que, em Design, algumas vezes valerá mais o feeling que a regra estrita.

 Às 19h tivemos o curso de fotografia. Na primeira 1h30 vimos o portfólio do fotógrafo Marco de Bari, da Quatro Rodas, que é simplesmente lyndo <3 (o portfólio).




Ele explicou por alto como fazia aquelas fotos (em questão prática, não técnica) e depois propôs um desafio: De produzirmos nossas próprias fotos, usando nossos celulares, nos seguintes temas:

a) Retrato
b) Vazio
c) Banalidades
d) Street Fashion
e) Arquitetura
f) Nightlife

O máximo é de 4 fotos por pessoa. Já pensei em coisas pra retrato, banalidades, Street Fashion. Acho que ao longo da semana acabo pensando em outras coisas. Espero. ahahah


A sexta-feira começou até agitada. Cheguei à redação por volta das 8h e corri para tirar algumas das fotos do desafio de ontem, usando o celular:
 



Logo em seguida, às 10h, começou uma conversa com André Lahoz, Diretor Editorial de Negócios. A palestra foi bem tranquila e ele falou mais sobre o funcionamento da Exame, Exame.com, Você S/A, PME e Info. Nem acreditei quando ele foi super sintético na sua fala. Foram 1h e meia para as perguntas contra meia hora de apresentação. Nesse meio tempo (literalmente) ele falou sobre a mudança da INFO de revista física para plenamente digital, de questão de distribuição da redação, sobre o site das revistas que ele administra etc e tal tal. Foi bem menos maçante que as últimas que tivemos, mas talvez o tenha sido por ter acontecido bem no começo da manhã.

Pela tarde reunimos (o Grupo 6) para discutir questões da produção de nossa própria revista. A discussão foi até meados de 16h,quando, enfim, pude voltar para o Hostel <3 

Agora o trabalho do final de semana é adiantar as coisas da revista e terminar um curso de desenho que estou fazendo por aqui. Desejem-me sorte. A partir de agora a coisa, provavelmente, apertará bastante. >_<

Ainda preciso colocar as imagens :( Faço isso na semana que vem!

Um comentário :

  1. Isso mesmo Laurinha! O curso parece muito lgl =]]
    quero muito ver essa revista e o que vc vai arranjar em São Paulo!

    ResponderExcluir